Que é o Picolinato de cromo, propriedades, riscos e aplicações para emagrecer

Este suplemento nutricional é composto de ácido picolínico e cromo, utilizado principalmente para prevenir a deficiência de cromo em nutrição. Esta combinação permite uma melhor absorção do cromo no organismo. Intervém diretamente no metabolismo dos lípidos e hidratos de carbono, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Seus efeitos são considerados muito vantajosos quando as pessoas têm como objetivo a redução de peso.

No entanto, não deve ser tomado como substituto de alimentos e é necessário ter conhecimento das vantagens e desvantagens do picolinato de cromo para o emagrecimento.

Que é o Picolinato de cromo, propriedades, riscos e aplicações para emagrecer

Picolinato de cromo É seguro?

O picolinato de cromo é um suplemento dietético e nutricional, cuja função principal é metabolizar os alimentos. Regula a quantidade de glicose no sangue, em consequência, aumenta a eficiência da insulina através das membranas celulares.

Seu consumo antes de 2011, não contava com nenhum aval científico; no entanto, a partir desta data, considerou-se o picolinato de cromo como um novo ingrediente alimentar. De acordo com a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), pode ser adicionado a certos alimentos com fins nutritivos. Observe, por exemplo, seus benefícios e seus riscos.

Benefícios do consumo do picolinato de cromo

O consumo quatro vantagens claramente definidas:

Favorece a perda de peso:

Você pode ver as vantagens deste mineral na regulação da insulina e, portanto, na relação sobre-peso e obesidade:

Confira:  14 Dados surpreendentes sobre o corpo feminino que não conhecem nem as próprias mulheres

Melhoria da qualidade de vida em diabéticos

Geralmente, é utilizado quando existem casos de diabetes, resistência à insulina, tolerância anormal à glicose e a prevenção de doenças cardiovasculares.

Contribui para a manutenção de um nível de gordura corporal saudável

Acelera o metabolismo e transforma a gordura acumulada em energia, reduz o mau colesterol, aumentando o bom colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

Ajuda a manter os valores corporais

Ao favorecer o metabolismo de gorduras, ajuda a controlar os níveis elevados de colesterol e triglicéridos.

Riscos do picolinato de cromo

Pode trazer severas consequências, se consumido em doses excessivas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não representa riscos, desde que não sejam ultrapassados os 250 µg diários de cromo. Com a medida adequada e não devem apresentar efeitos colaterais. No entanto, quando se excede a dose recomendada pode causar danos hepáticos e renais.

O consumo por longo período de tempo do cromo como um suplemento pode ser tóxico para o organismo. Portanto, controla a tomada de bebidas alcoólicas ou de extratos de ervas, como a casca sagrada.

Por não necessitar de prescrição médica chegou a abusar do seu consumo para emagrecer, podendo colocar em risco a saúde.

Recomendações de consumo

Deve ser administrado com as refeições, de preferência com carboidratos. O consumo diário deve estar entre 50 e 200 µg de cromo, mas com menos doses para as pessoas sedentárias e mais doses das pessoas ativas.

Tenha em conta que são necessárias apenas pequenas quantidades de cromo no organismo, no entanto, a deficiência de cromo está associada com problemas de absorção. Algumas razões que não permitem uma correcta fixação do cromo no nosso corpo é:

Confira:  12 coisas que um pai deve fazer por sua filha, para formar uma mulher forte

Limitações do picolinato de cromo para emagrecer

Os estudos do efeito deste suplemento para a perda de peso nem sempre são conclusivos, algumas pesquisas demonstram os efeitos positivos e outros não. A explicação para esses resultados pode ser devido ao tipo de paciente.

Os efeitos positivos na perda de peso, parecem estar associados à deficiência de cromo ou intolerância à glicose. Se o excesso de peso ou obesidade têm outra causa, o picolinato de cromo não terá nenhum benefício para perder peso. Portanto, é recomendável um bom diagnóstico das causas do sobre peso ou obesidade antes de considerar o seu consumo.

Precauções ao tomar picolinato de cromo

É muito difícil encontrá-lo de forma natural, está sempre associado a algum alimento ou extrato herbáceo; portanto, há que ser cuidadoso no seu consumo.

Está contra-indicado em pacientes que sofrem de insuficiências hepáticas e renais, problemas de tireóide, problemas psiquiátricos e em pessoas que sofrem de reações alérgicas ao cromo.

Em alguns casos produz efeitos colaterais como náuseas, dor de cabeça, mal-estar digestivo, dores musculares, irritabilidade e/ou confusão na hora de raciocinar com clareza.

É importante levar em conta que, embora o cromo na dose certa não faz mal à saúde, pode afetar a absorção do ferro no organismo, por isso é necessário tomar medidas em pacientes com anemia, mulheres grávidas ou em período de amamentação.

Lembre-se que para perder esses quilos a mais, o melhor é ter um bom diagnóstico do excesso de peso ou obesidade, seguir as recomendações do médico e manter uma dieta equilibrada, combinada com sessões diárias de exercícios ¡conte pra levar uma vida saudável!

Artigos relacionados