Barras de chocolate caseira com baixo teor de carboidratos
Conquiste seus desejos comendo essas deliciosas e indulgentes Barras de Coco com Chocolate Low Carb sem um pingo de culpa! A vida pode ser deliciosa mesmo sem açúcar quando quiser fazer um bom brigadeiro gourmet.
Levar um estilo de vida com pouco carboidrato é muito mais fácil quando você tem guloseimas saborosas disponíveis para quando sua vontade de comer doces aparecer.
Acredite, estou falando por experiência!
A primeira vez que tive GD (diabetes gestacional), lutei para encontrar alimentos que pudesse comer que não aumentassem meu açúcar no sangue.
Por causa disso, acabei caindo do vagão várias vezes e, consequentemente, me sentindo culpada e como se estivesse prejudicando meu filho ainda não nascido.
Desta vez, como não é meu primeiro rodeio, estou navegando nessa jornada de maneira muito diferente! Por exemplo, sei que minha vontade de comer doces fica um pouco fora de controle durante a gravidez, então estou comprando e fazendo guloseimas que posso comer sem remorso.
A barra caseira que mata o desejo de comer doce
Estas barras de coco cobertas com chocolate com baixo teor de carboidratos têm sido o meu lanche favorito desta vez! Eles têm um sabor indulgente, mas na verdade não contêm açúcar e têm baixo teor de carboidratos.
Eles foram inspirados por essas guloseimas brasileiras de coco chamadas “ Prestígio “.
Mas você pode adicionar amêndoas aqui, se quiser! Afinal, amêndoas, coco e chocolate combinam muito bem.
Amêndoas ou sem amêndoas, se você é um amante de coco, estes são imperdíveis!
Como fazer barras de chocolate com baixo teor de carboidratos
Estas barras são fáceis de fazer e requerem apenas cinco ingredientes:
- Óleo de côco;
- Leite de côco;
- Adoçante;
- Coco ralado sem açúcar;
- Chocolate amargo sem açúcar.
Temperar o chocolate pode ser intimidador, se você não estiver acostumado, mas chegaremos a isso em um minuto.
A boa notícia é que essa é a parte mais difícil (e confusa). Todo o resto é fácil e você não precisará do forno, já que não assam!
Como temperar chocolate para fazer as barrinhas
Existem algumas técnicas para temperar o chocolate, mas – como ainda não domino todas – vou me ater àquela que conheço e utilizo. Talvez um dia eu faça um post exclusivo sobre esse assunto.
Por enquanto, vou compartilhar com vocês minha maior dica: invista em um termômetro ! Isso tornará sua vida muito mais fácil.
“Mas por que eu tenho que temperar o chocolate?”, você deve estar se perguntando. Pois bem, se o chocolate não for temperado, a cristalização da manteiga de cacau fica descontrolada e resultará em um chocolate sem graça, sem graça, mais suscetível ao calor e à umidade, derretendo e estragando com mais facilidade.
Temperar o chocolate significa aquecer e resfriar o chocolate para estabilizá-lo. O resultado é um acabamento liso e brilhante e um chocolate firme e que não derrete facilmente nos dedos (só na boca! hum!).
É ótimo para guloseimas cobertas de chocolate, como trufas, bombons, ovos de Páscoa , morangos de chocolate, copinhos de manteiga de amendoim caseira e – claro – essas barrinhas de chocolate com baixo teor de carboidratos!
O método que eu gosto de usar para temperar o chocolate é o seguinte
- Coloque dois terços do chocolate picado na panela superior de banho-maria. Aqueça, mexendo sempre, até atingir 114 – 118° F para chocolate amargo (que é o tipo que usamos nesta receita) ou 105 – 113° F para chocolate ao leite.
- Nunca deve ultrapassar 120° F!
- Retire do fogo e acrescente o chocolate reservado, mexendo até derreter. Continue mexendo até que a temperatura caia entre 88 – 89° F para chocolate amargo ou entre 84 – 86° F para chocolate ao leite. Isso pode levar até 15 minutos, mas aguente firme! Vale a pena! Se estiver com pressa, coloque a tigela em um banho de gelo, tomando cuidado para não molhar o chocolate, senão ele grudará.
- Leve o chocolate de volta ao banho-maria, mexendo até atingir 87°–90°F. Seu chocolate está pronto para ser usado! Toca aqui!
Um bom truque para saber se o seu chocolate está bem temperado é mergulhar uma espátula de metal nele e deixá-lo na bancada por 3 a 5 minutos. Se o chocolate secar suavemente e sem riscos, está temperado.
Caso contrário, continue mexendo e verificando a temperatura e tente novamente até que isso aconteça!
O chocolate derretido temperado deve ser usado rapidamente, antes que esfrie e endureça. Isso provavelmente acontecerá algumas vezes enquanto você trabalha!
Não precisa se preocupar, no entanto. Tudo o que você precisa fazer, se esfriar a cerca de 84 ° F a 86 ° F e ainda estiver bastante líquido, é reaquecer em banho-maria até atingir 87 °–90 ° F novamente.
Se a temperatura cair abaixo disso, você precisará temperá-lo novamente, então eu recomendo que você mantenha um termômetro na tigela enquanto estiver usando o chocolate, para que você possa colocá-lo rapidamente no banho-maria para aumentar a temperatura antes de cai muito baixo!
Outra coisa a prestar atenção especial é certificar-se de que todas as suas ferramentas, tigelas e superfícies estejam absolutamente secas antes de derreter o chocolate. Mesmo uma gota de líquido pode fazer com que o chocolate grude, tornando-se granulado e opaco!