Celulite infecciosa – Sintomas, Tratamentos e PREVENÇÃO

A celulite infecciosa é uma doença que não só prejudica a epiderme, mas também as camadas mais profundas da pele. Pode causar febre no paciente, inchaço e vermelhidão. Não tem nada que ver com a casca de laranja (ou celulite estética, apenas causada pelo acúmulo de gordura nos adipócitos), posto que, neste caso, é produzida por bactérias, daí que recebe o nome de celulite bacteriana.

Mais abaixo nós mostramos o que é a celulite infecciosa, como aparece, os sintomas que provoca esta infecção, tratamentos e algumas dicas para prevenir e diagnosticarla a tempo.

Aparecimento da celulite infecciosa

Esta patologia surge como consequência de uma infecção, normalmente gerada por bactérias do gênero streptococo ou estafilococos. Para ser afetado, você tem que entrar em contato com qualquer objeto ou ser vivo que possua estes microrganismos. Posteriormente, devem atravessar as diferentes camadas da pele, se não só será portador.

Há muitas maneiras em que as bactérias podem penetrar causando a doença.

  1. Se você tem o sistema imunológico deprimido.
  2. Se você tem feridas superficiais no corpo devido a uma queda, a picadas de insetos ou mordidas.
  3. Se alguma vez você já sufido uma patologia vascular periférica.
  4. Se você tiver úlceras.

Cabe destacar que as bactérias não são as únicas que podem causar a doença; alguns fungos podem ser responsáveis.

No momento em que o microrganismo Streptococcus ou Staphylococcus foi infectado da pele, começa a dividir-se e a proliferar por suas diferentes camadas, de forma transversal e longitudinal, acrescentando o efeito dos sintomas e fazendo-se urgente a necessidade de um tratamento.

Confira:  O Tratamento Para A Celulite Escolher?

Pode apresentar-se em diferentes áreas do corpo, como perna, o tornozelo, a mama, a cara ou mesmo aos olhos, e pode aparecer tanto em adultos como em crianças.

Celulite infecciosa

Há tratamentos para esta doença?

Ao ser produzida por microrganismos bacterianos, a celulite infecciosa deve tratar-se, principalmente, através de antibióticos, que se receitam durante aproximadamente 10 dias. Em função do grau de infecção, a sua duração pode ser maior. Em todos os casos, é tomado por via oral.

Algumas pessoas preferem escolher remédios caseiros (nunca deixando os antibióticos). Para aliviar os sintomas, um bom truque é colocar no alto da zona infectada. Desta forma você evita o vermelhidão já que não se concentrará sangue.

É aconselhável que consulte o seu médico qual é o tratamento ideal a seguir, já que se a infecção é muito intensa, pode ser necessário um controlo mais exaustivo do afetado. É conveniente que conheça todos os sintomas para evitar complicações.

Sintomas da celulite infecciosa ou bacteriana

Com menos frequência aparecem outros sintomas mais graves.

Prevenção e diagnóstico da patologia

Para que não surjam complicações, é necessário ter em conta a prevenção e o diagnóstico desta celulite.

Um dos sintomas mais observados costumam ser as irritações e vermelhidão da pele. Um dos testes que são normalmente realizados são provas de caráter físico, que acrecentan os efeitos da inflamação.

Confira:  O que é a massagem de próstata?

Mais tarde, o especialista determina que partes do corpo foram infectadas. Deste modo, pode determinar o progresso ou redução da celulite bacteriana.

É importante saber que género de bactérias, como Staphylococcus ou Streptococcus, tem sido o causador da doença. Para isso existem multidões de análise como os econômicas.

A prevenção é muito simples, mas também importante. Os médicos afirmam que a primeira coisa que você deve fazer é curar adequadamente as feridas, já que é uma das formas em que os microrganismos penetram com maior facilidade. Aqui sim você pode seguir dicas caseiras que vai vir muito bem.

Artigos relacionados