Dicas de marketing educacional e principais exemplos
Antes era possível prosperar com o boca a boca como a melhor estratégia de propaganda. No entanto, a concorrência e as oportunidades de marketing estão crescendo e você precisa se adaptar à nova realidade se quiser sobreviver nela e melhorar sua captação de alunos para sua escola.
Isso é especialmente verdade quando você pensa em quantas escolas e cursos online existem por aí. O mercado global sempre lhe valia em R$ 215 bilhões em 2021 e deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 13% até 2030.
Existem muitas ferramentas e canais poderosos e fáceis de usar voltados para a promoção de seus produtos de educação on-line.
Com apenas um pouco de esforço, você poderá atrair mais alunos e funcionários de alto desempenho.
Então, vamos explorar o que é marketing educacional e como ele difere de outros ramos do marketing. Você também encontrará as melhores dicas e ferramentas de marketing educacional que podem ajudá-lo a automatizar o processo e torná-lo mais eficaz do que nunca.
O que é marketing educacional?
O marketing educacional trata de anunciar instituições e programas educacionais. Ele transforma um negócio de eLearning em uma marca e se esforça para torná-lo mais visível e valioso.
O marketing educacional também ajuda a descobrir as necessidades, pontos problemáticos e expectativas dos clientes para oferecer serviços de alta qualidade.
O marketing educacional auxilia no desenvolvimento do conhecimento da marca para escolas, estabelecimentos de ensino superior, escolas e cursos online e aplicativos educacionais.
É bem diferente de outros ramos de marketing, pois exige que você transmita muito mais informações sobre seu produto do que normalmente. Nesse cenário, seu produto é sua escola, plataforma de aprendizado, equipe, currículo, soluções modernas, vida estudantil etc.
O marketing educacional também abrange uma gama enorme de canais de comunicação online e offline, e tem como alvo um público amplo de estudantes.
Por que você precisa de marketing educacional?
O marketing educacional não é apenas uma necessidade forjada pela necessidade de sobreviver no ambiente competitivo – na verdade, ele oferece muitos outros benefícios.
Crie demanda para seus produtos
Algumas pessoas não sabem que precisam ou podem melhorar suas habilidades, e outras precisam apenas daquele último empurrão para finalmente fazer um curso. Com o marketing educacional, você pode segmentar essas duas categorias e encontrar clientes com os quais nunca teria se envolvido.
Compartilhe seu conhecimento
É improvável que alunos em potencial leiam documentos acadêmicos para aprender sobre suas conquistas e descobertas científicas – é aí que seu blog entra em ação.
Se você publicar suas descobertas em seu blog ou mídia social, os alunos provavelmente ficarão mais interessados em seus cursos. Eles vão pensar em você como um líder de pensamento e é uma maneira de provar sua experiência em seu campo.
Competir com grandes escolas
Escolas on-line populares e programas bem estabelecidos têm uma reputação on-line de longa data – até mesmo seus nomes atraem os alunos. Eles não precisam de muito marketing, pois todos os conhecem.
No entanto, você pode ter vantagem no mundo digital e competir no mesmo nível usando as estratégias corretas de publicidade e segmentação de mercado.
Ao mostrar sua experiência nas mídias sociais, você pode atingir rapidamente um grande público e se posicionar como um especialista do setor, atraindo mais pessoas para seu produto de eLearning.
Desenvolva um site moderno
Lançar um site amigável que atenda às necessidades dos alunos é uma tarefa crítica, e muitas escolas e universidades conhecidas lutam para realizá-la.
Como resultado, seus sites são lentos e mal definidos, parecendo antiquados ou suspeitos. Portanto, certifique-se de seguir as últimas tendências de design, crie um sistema de navegação direto e atualize seu site, se necessário. Também é essencial ter uma versão móvel do site.