Sintomas e Tratamento da Celulite
A celulite consiste em um tipo de infecção ocular. A infecção costuma ser de caráter agudo e pode estender-se por várias zonas do olho, como as pálpebras, as maçãs do rosto ou as sobrancelhas. os problemas podem ser muito longos no tempo, se não se age com rapidez, com um tratamento eficaz. A patologia (que não tem nada a ver com a celulite infecciosa ou a casca de laranja) se apresenta tanto em adultos como em crianças, e é causada principalmente por estreptococos ou estafilococos. Existem alguns sintomas que são mostradas durante a celulite, como os olhos esbugalhados ou mal-estar geral.
Este artigo contamos-lhe toda a informação relativa a celulite, os tratamentos em adultos e em crianças, as causas e os sintomas, a prevenção, e suas diferenças com a periorbitaria.
Tratamento da celulite em adultos
Normalmente, costuma-se introduzir o paciente até que esteja curada. O principal tratamento da celulite é a administração de antibióticos contra o microrganismo em questão, que se dá ao doente via intravenosa. Em casos mais extremos, são praticados cirujías para evitar a perda da visão. Como é uma patologia que se desenvolve em um intervalo de tempo muito curto, a menor suspeita há que ir às urgências ou entrar em contato com seu médico, pois pode afetar o nervo óptico.
Em crianças
Cabe destacar que em crianças é muito pouco frequente o desenvolvimento da patologia, devido à existência de uma vacina, como você verá mais abaixo. No entanto, no caso de que comece a padecer, é altamente recomendado que você vá rapidamente ao médico , já que a c.) avança mais rápido do que em adultos, e pode causar cegueira em casos de extrema.
Quais são as causas e sintomas apresenta?
A celulite é causada por diferentes tipos de microrganismos, sejam bactérias ou vírus. Por exemplo, há décadas, em crianças podia aparecer esta patologia como consequência de uma infecção sinusal, que estava causada pela espécie Haemophilus influenzae. Hoje em dia, é muito raro vê-la, já que existe uma vacina chamada HiB. Outras espécies de microrganismos que podem ser a causa de aparecimento desta doença são Streptocuccus pneumoniae ou Staphilococcus aureus. Todos eles podem ser os responsáveis por este tipo de celulite infecciosa.
Em relação ao quadro de sintomas que mostra a celulite, temos os seguintes:
- Mal-estar geral.
- Olhos esbugalhados.
- Inflamações, irritações, vermelhidão ao redor dos olhos, nas pálpebras ou nas maçãs do rosto.
- Piora da visão.
- Dor.
- Estados febris que podem superar os 39 ° C de temperatura corporal.
- Dificuldade no movimento dos olhos.
Diagnóstico
Para realizar o diagnóstico e confirmar a celulite, realizam-se diferentes testes em laboratório, como econômicas, contagens de sangue ou até mesmo uma raquicentese em crianças que tem avançado rapidamente. Há mais culturas microbiológicas que se podem praticar, a realização de raios-x ou uma tomografia na órbita ocular.
As dúvidas podem emergerte se você se encontra em um estado febril devido à infecção e as pálpebras, os tem inflamadas.
Qual é a diferença entre celulite e a periorbitaria?
A) também é conhecida como pós-septal, enquanto que a periorbitaria é conhecido como preseptal. Os sintomas e o tratamento costumam ser diferentes. A nível “home” é difícil diferenciá-las, porém um espeialista pode fazê-lo sem nenhum tipo de dificuldade.