O que é Teatro? | Definição e Tipos
A palavra ” teatro ” pode referir-se tanto a um lugar físico como a uma forma de arte dramática ou a um curso de teatro rj. Como forma de arte dramática, a definição de teatro consiste em uma performance ao vivo e colaborativa com atores que atuam diante de uma plateia.
O significado do teatro como um local físico indica um edifício (geralmente com um palco) no qual essas apresentações acontecem.
Existem diferentes tipos de teatros com diferentes projetos arquitetônicos que atendem a propósitos variados para os tipos de apresentações realizadas por aquele local.
Por exemplo, um palco “impulso” é projetado com o palco projetando-se para um público que o cerca em três lados. Esse tipo de projeto de teatro é usado para criar uma sensação de intimidade entre o público e os atores.
A Etimologia de “Teatro”
Como surgiu o teatro quem fundou? você tem curiosidade de saber? acompanhe aqui.
Tipos de teatro
Existem muitos tipos diferentes de teatro e produções teatrais. Alguns deles incluem:
- Street Theatre – Apresentações teatrais que acontecem ao ar livre, e não em um teatro e geralmente não envolvem uma taxa de admissão. Exemplos desse tipo de teatro incluem artistas de rua, músicos, malabaristas e outros tipos de artistas de rua;
- Teatro Experimental – Um termo genérico para todos os tipos de experimentação com escolhas de performance não convencionais, o teatro experimental pode ser rastreado até o início do século 20, quando os artistas começaram a desafiar as convenções teatrais para revitalizar o teatro como uma forma de arte;
- Improv Theatre – Representações teatrais ao vivo em que o enredo, os diálogos e os personagens são inventados na hora, geralmente com sugestões e participação do público;
- Teatro Virtual – Principalmente uma inovação das proteções de segurança pandêmicas do COVID-19, o teatro virtual envolve o uso de plataformas online como Zoom e sites de mídia social para transmitir apresentações teatrais ao vivo.
Gêneros no Teatro
O teatro como forma de arte dramática remonta às culturas da Grécia e Roma antigas até os dias atuais.
Nota: O esboço histórico abaixo se concentra no desenvolvimento do teatro no mundo ocidental. Isso não quer dizer que a história teatral não exista nas culturas orientais.
Teatro antigo
As origens do teatro ocidental são encontradas na Grécia e Roma antigas. Embora houvesse muitos tipos de tradições teatrais em várias outras civilizações antigas, a tradição teatral greco-romana obviamente influenciou o teatro ocidental nos séculos subsequentes.
Por exemplo, os estádios ao ar livre do teatro grego foram os primeiros exemplos de palco teatral. Esses estádios, como o estádio Olympia, eram muito maiores do que muitos teatros modernos: comportavam até 20.000 espectadores.
Até as máscaras da comédia e da tragédia, tão frequentemente usadas para simbolizar o teatro hoje, tiveram origem na Grécia antiga. O figurino para as antigas produções teatrais gregas incluía máscaras de rosto inteiro e de cabeça inteira feitas de tecido de linho reforçado.
Na Roma antiga, muitos elementos do teatro foram adaptados dos gregos, mas os antigos romanos se baseavam mais nas comédias – que incluíam a arte da pantomima, que foi introduzida no teatro ocidental pelos antigos romanos. A pantomima era mais um teatro cômico e contava com personagens cômicos comuns, como o adulescens – um homem jovem e solteiro que está apaixonado por uma personagem feminina na peça.
Alguns exemplos famosos de peças gregas e romanas antigas sobreviventes incluem Oedipus Rex , do dramaturgo grego Sófocles, e Miles Gloriosus, do dramaturgo romano Titus Maccius Plautus.
Teatro medieval
Na Idade Média européia, havia uma falta de centros culturais nos quais os antigos gregos e romanos contavam para produzir grandes dramaturgos e apresentações teatrais de qualidade em estádios e anfiteatros construídos permanentemente.
Em vez disso, durante a Idade Média, o teatro era uma experiência mais transitória: ocorrendo em procissões (semelhantes a desfiles) que ocupavam temporariamente a praça central de uma cidade.
Na Itália, em meados dos anos 1500, a Commedia dell’arte era uma trupe itinerante de atores que improvisavam suas peças com base em personagens cômicos que se tornaram familiares ao público ao longo do tempo enquanto viajavam de um lugar para outro atuando.