A Importância do marketing educacional
Existem muitas empresas que podem prosperar seguindo os métodos testados e comprovados das iniciativas de marketing tradicional.
Se você é uma dessas empresas, faz sentido se colocar nas arenas mais conhecidas, onde os clientes em potencial esperam vê-lo. Ou seja, se sua intenção é competir com a Coca-Cola por mindshare, provavelmente é de seu interesse utilizar anúncios ousados na mídia impressa e televisiva.
Mas muitas outras empresas estão aprendendo que as abordagens tradicionais não são mais suficientes para transmitir sua mensagem e converter efetivamente o comprador casual em um cliente pagante ou, melhor ainda, em um evangelista da marca.
Antigamente você podia distinguir sua empresa por meio de preços mais baixos ou um slogan brilhante. Agora, no entanto, essas velhas balas de prata mal deixarão um detalhe na mente do consumidor moderno. O que sua empresa pode fazer hoje para se destacar acima do barulho e da desordem?
Conheça o marketing educacional
Por isso que hoje o indicado é incluir o marketing educacional no seu negócio.
O marketing baseado em educação é o ato de criar materiais de marketing e executar estratégias que distinguem sua empresa como uma autoridade e recurso conhecedor em sua área de especialização.
Observe a inclusão de “recurso”, pois não é característico de abordagens de marketing antiquadas. Segue a premissa revisada de que para ser um participante ativo e valioso na era da informação, é preciso se tornar um centro de informação.
Alguns exemplos
Com várias soluções aparentemente idênticas surgindo todos os dias em vários setores, aquelas que vão brilhar são aquelas que podem dar uma mãozinha ao seu público, em vez de usar a mesma mão para espancar seu público com um discurso de vendas esgotado.
O autor David Frey delineou não apenas como o cliente médio se tornou insensível ao discurso de vendas, mas também os objetivos subjacentes e as técnicas florescentes do Marketing Educacional.
Sua missão, se você optar por aceitá-la, é mudar o roteiro e se concentrar nas perguntas dos clientes, em vez do sensacionalismo associado a um típico discurso de vendas.
Digamos que você fosse o dono de uma loja de troca de óleo. Uma abordagem padrão para comercializar sua empresa seria colocar anúncios que digam:
“Troque seu óleo aqui por apenas R$ 74,95!”
Ao integrar o marketing educacional ao seu arsenal de marketing, você pode tentar seguir assim
“Um novo estudo descobriu que trocar o óleo a cada três meses adiciona R$ 7.112,51 ao valor de revenda do seu automóvel. Venha conhecer o efeito das trocas de óleo no valor de revenda do SEU automóvel.”
As informações e a ajuda que você pode fornecer ao seu cliente são o novo hype. A ênfase de tais técnicas gira em torno do estabelecimento da confiança.
Ao auxiliar no compartilhamento aberto de informações, você se torna um aliado do seu consumidor, em vez do tão evitado vendedor de aspiradores de pó (risos).
Conclusão sobre o marketing educacional
Uma das principais preocupações que podem surgir com as iniciativas de Marketing Educacional é “Como monetizar esses novos compradores informados?” Frey segue mapeando a embalagem de uma mensagem educacional por meio de opções multimídia, como fitas de vídeo, cursos por e-mail e seminários que podem estender o diálogo e, assim, sua janela de oportunidade de marketing.
Essas campanhas de longo prazo ou “gotejamento” podem ter um tremendo impacto na duração de seu relacionamento baseado em confiança e no valor vitalício de seus clientes em potencial.
Qual é a sua mensagem educativa que você vai incluir no seu negócio hoje mesmo? Se possível contrate uma empresa inicialmente para te ajudar a como começar a trabalhar com o marketing educacional.