3 razões pelas quais os sucos para emagrecer são um mito

Os sucos para emagrecer são um dos mais recentes invenções do mundo da perda de peso.

Aparentemente saudáveis, são muitos os “especialistas” na área da nutrição que se aventuram a aconsejarlos como um elemento essencial que não pode faltar em uma dieta para perda de peso.

Tal é a sua popularidade que ainda existem dietas baseadas única e exclusivamente no consumo de sucos.

O Mito ou realidade?

Conheça 3 motivos com base em estudos científicos que demonstram que os sucos para emagrecer não são mais do que outro mito do campo da nutrição.

3 razões pelas quais os sucos para emagrecer são um mito

Os sucos de fruta não são o que aparentam

Infelizmente, os sucos de frutas são uma mentira da indústria alimentar.

De todos os sabores, cores, marcas… os sucos de frutas embalados enchem as prateleiras dos supermercados e todos aparentam ser bebidas saudáveis.

Mas você já se perguntando alguma vez como se elabora um suco de fruta envasado e quais são seus verdadeiros ingredientes?

Em primeiro lugar, se espreme o suco da fruta ou frutas em questão e se procede a sua armazenagem em tanques ou depósitos até o seu posterior embalagem.

A partir da obtenção do suco até a sua embalagem, podem passar muitos meses e, durante este período de tempo, o suco perde quase todo o sabor.

Como é devolvido o sabor ao suco?

Os fabricantes adicionam todo o tipo de substâncias químicas e pilhas de açúcar que conseguem imitar o “sabor natural” do suco.

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Como resultado, obtemos algo como uma mistura de suco de frutas, com sabores e grandes quantidades de açúcar e, muito importante, sem fibra.

Ah! Não acredito que os sucos comercializados como 100 % natural ou suco não concentrado são mais saudáveis, pois seguem o mesmo processo de elaboração que o resto de sucos embalados.

Nem todos os sucos são embalados, eu sei.

São os sucos naturais que você faz em casa, desses que só contêm a fruta que você mais gosta e, claro, não levam aditivos químicos.

O certo é que esta classe de sucos sim, são mais saudáveis do que os sucos embalados, mas as diferenças entre eles não são tão grandes.

Os sucos naturais são mais saudáveis porque ainda possuem certa quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes provenientes da fruta, mas tem 2 coisas que os separam significativamente os benefícios das frutas inteiras (1):

Assim, um suco natural é composto de suco e grandes quantidades de açúcar e não contém fibra.

Os sucos de frutas favorecem o aumento de peso

Os sucos de frutas, possuem características próprias que os distinguem das frutas inteiras e que os tornam uma opção não apta para perder peso.

Gostaria de saber quais são essas características?

1. Contêm muito açúcar e nada de fibra

As frutas são alimentos integrais e naturais que contêm fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes, e possuem muitos benefícios saudáveis (2).

Pelo contrário, os sucos de frutas naturais e embalados contêm muito açúcar e nada de fibras, o que repercute negativamente na saúde.

Você sabia que os sucos de fruta têm quase a mesma quantidade de açúcar que uma bebida com gás?

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Um suco natural contém 21 g de açúcar, um suco embalagem contém 23 g de açúcar e uma bebida com gás contém 27 g de açúcar (3).

Para que você entenda melhor: beber um copo de suco de fruta é como consumir 6 medalhas de açúcar, aproximadamente.

2. Te fazem perder o controle sobre o seu consumo

Sim, você leu certo: é muito fácil de beber alguns copos de suco sem se sentir saciado.

A ausência de fibras faz com que o consumo, a digestão e o metabolismo de um suco sejam muito mais rápidos e fáceis do que os de uma peça de fruta inteira.

Ao não ter fibra, os sucos não apenas saciar o apetite, mas que também te incitam a beber mais, consumindo assim mais calorias totais.

Além disso, a frutose (açúcar) presente no suco chega rapidamente e em grandes quantidades no fígado, o único órgão de seu corpo que pode metabolizar a frutose (4).

O fígado não pode fazer frente a esse quantidade de frutose e acaba por saturar-se e converter-se a frutose em gordura.

A nova gordura tende a ser armazenada no fígado e em outras áreas do corpo e provoca um aumento da resistência à insulina (5).

Mas ainda há mais…

O excesso de frutose no organismo está associado a um maior risco de obesidade, câncer e diabetes e a um aumento dos níveis de colesterol, entre outros (6).

3. Possuem calorias em forma líquida

As calorias líquidas são aquelas calorias que se encontram em alimentos líquidos, como sucos de frutas.

Devido ao seu estado líquido, se comportam de maneira totalmente diferente das calorias sólidas presentes em alimentos sólidos, como as frutas (7).

O que quer dizer isso?

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Seu cérebro, o órgão encarregado de manter estável o equilíbrio energético, não é capaz de registrar essas calorias.

Está bem, vamos por etapas…

Ao ingerir um alimento, seu cérebro entra em funcionamento para gerir o seu nível de saciedade e a fome, assim como a queima de calorias.

A quantidade de calorias que o cérebro manda queimar varia em função do número de calorias que você ingere e de seu efeito.

Desta forma (8):

É como se o cérebro não pudesse captar essas calorias líquidas e, portanto, não se registe.

No entanto, o registro ocorre em outro nível: las calorias líquidas são adicionados ao número total de calorias que consumimos ao longo do dia.

Em outras palavras, as calorias líquidas não saciar o apetite e não enchem o estômago, por isso, não há nada que “se ponha um ponto final” de continuar a ingerir mais calorias.

E, se ainda lhe restam dúvidas, são vários os estudos que revelaram que o consumo de sucos de frutas aumenta o risco de obesidade e diabetes (9).

Resumindo…Se você está procurando perder peso, eliminando os sucos de frutas em sua dieta.
Contêm certas quantidades de nutrientes, mas as conseqüências de seu elevado teor de açúcar e calorias superam os benefícios que os nutrientes se possam oferecer.

(1) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23810279
(2) http://nutricionsinmas.com/las-mejores-propiedades-de-las-frutas-para-una-salud-de-hierro/
(3) http://nutritiondata.self.com/
(4) http://ajcn.nutrition.org/content/86/4/895.full
(5) http://www.nutritionandmetabolism.com/content/2/1/5
(6) http://nutricionsinmas.com/10-razones-para-eliminar-al-azucar-de-tu-sangre/
(7) http://ajcn.nutrition.org/content/85/3/651.full
(8) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19248858
(9) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3482038/

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