Você está grávida? Aqui estão 6 primeiros sinais e sintomas de gravidez

Um teste de gravidez é a única maneira de saber com certeza. Mas se for muito cedo para fazer um teste, você pode estar atento aos primeiros sinais – ou talvez ache que já está sentindo alguns sintomas iniciais da gravidez para logo comprar o enxoval em uma loja de roupa infantil.

É muito cedo para saber se você está grávida? Que sintomas podem ser os primeiros sinais de gravidez ? Abaixo, respondemos a essas perguntas e muito mais.

Quão cedo você pode dizer se está grávida?

Novamente, você precisará fazer um teste de gravidez no momento certo para confirmar suas esperanças ou suspeitas. Mas quando se trata dos primeiros sintomas da gravidez, todo mundo é diferente. Algumas pessoas começam a notar mudanças dentro de uma semana após a concepção. Outras podem não notar nada até perderem a menstruação.

Quando você deve fazer um teste de gravidez?

Geralmente, é recomendado que você faça um teste de gravidez após o atraso da menstruação. Isso ocorre porque os testes de gravidez medem o nível de gonadotrofina coriônica humana (hCG) em seu corpo, que é um hormônio que começa a se acumular quando você concebe.

Você está grávida? Aqui estão 16 primeiros sinais e sintomas de gravidez

Pode levar cerca de três a quatro semanas a partir do primeiro dia do seu último período para que haja hCG suficiente em seu corpo para aparecer em um teste.

Quais são os primeiros sintomas da gravidez?

O sinal mais comum de gravidez precoce? Um período perdido.
Seu ciclo menstrual é a maneira de seu corpo se preparar para uma possível gravidez a cada mês. Parte disso é o espessamento do revestimento uterino, que é onde um óvulo fertilizado se implantaria para iniciar uma gravidez.

Se você não está grávida, seu período é como seu útero elimina esse revestimento extra. Se você estiver grávida, esse revestimento permanece e você não obtém seu fluxo normal. É por isso que a falta de menstruação costuma ser o primeiro sinal de gravidez.

Claro, um atraso ou falta de menstruação nem sempre significa que você está grávida. Se o seu corpo está sob muito estresse ou você tem um desequilíbrio hormonal, pode estar passando por um ciclo menstrual irregular .

Que outros sintomas podem ser sinais precoces de gravidez?

Cada pessoa – e cada gravidez – é diferente. Portanto, se você estiver grávida, provavelmente experimentará uma combinação única de sintomas comuns, não tão comuns e às vezes sobrepostos. E eles podem aparecer mais cedo ou mais tarde do que o esperado. Aqui estão mais de uma dúzia de possíveis sintomas de gravidez precoce.

1. Spotting ou sangramento leve

Muitas mulheres ficam surpresas ao saber que manchas ou sangramento leve podem ser um sinal precoce de gravidez, mas cerca de um terço das mulheres experimenta isso. Isso geralmente é chamado de sangramento de implantação porque os médicos acreditam que ocorre quando o óvulo fertilizado se liga (ou se implanta) no revestimento uterino.

Isso é diferente do sangramento que pode ocorrer devido a algo como um aborto espontâneo – que geralmente é mais intenso.

Quando ocorre o sangramento de implantação?

O sangramento de implantação geralmente ocorre de 10 a 14 dias após a concepção, que é um pouco antes ou logo na época em que seu período deve ocorrer. Então, você pode pensar que menstruou.

Mas o sangramento de implantação é um fluxo leve, que pode começar e parar em alguns dias. E embora possa assumir uma variedade de cores, é mais provável que seja rosa, marrom ou vermelho claro.

Seu período, por outro lado, pode começar com fluxo e cor leves, mas depois de alguns dias fica mais pesado, muda para uma cor vermelha carmesim e dura até uma semana ou mais.

2. Dor abdominal inferior ou cólicas

Embora as cólicas e a dor abdominal inferior possam sinalizar a chegada da menstruação, elas também podem ser um sinal de implantação do óvulo.

3. Temperatura corporal basal mais alta

Se você tem monitorado sua temperatura corporal basal (BBT) para aumentar suas chances de engravidar , provavelmente sabe que sua BBT aumenta ligeiramente logo após a ovulação. Se você estiver grávida, sua temperatura pode permanecer elevada em vez de cair novamente.

Claro, você pode estar com calor por outros motivos, mas se durar mais do que algumas semanas, a gravidez pode ser a explicação.

4. Alterações no muco cervical

Se você já verificou seu muco cervical para descobrir quando está mais fértil , aqui está um motivo para continuar: nas primeiras semanas de gravidez, a quantidade de secreção cervical pode aumentar e ficar mais pegajosa e branca.

5. Sensibilidade, inchaço ou formigamento nos seios

Quando você está grávida, seu corpo experimenta grandes mudanças nos hormônios – especificamente, aumentos de estrogênio e progesterona – para apoiar o crescimento do bebê. Essa mudança nos hormônios pode contribuir para muitos sintomas, incluindo sensibilidade mamária.

Muitas vezes, o aumento da sensibilidade mamária, inchaço ou formigamento começam a se tornar perceptíveis alguns dias antes do atraso menstrual.